Talvez você lembre dessa música apenas pelo comercial do Sportv, mas a verdade é que “Foco, força e fé”, do Projota, também pode ser um ótimo texto para ler em sala de aula. Recentemente trabalhei essa música com algumas turmas de sexto ano e o retorno deles foi bem positivo!
Baixe a letra clicando aqui.
Abaixo, seguem 7 questões discursivas elaboradas a partir da letra da música e uma arte para colorir!
Foco, força e fé: atividades de interpretação
1) Quem é o autor da música? Qual é o tema principal dela?
2) Você conhece esse artista? Já ouviu outra música dele antes?
3) Identifique e marque, na letra da música, todas as rimas e a que palavras elas estão relacionadas.
4) O autor diz, na música: “Só preciso de foco, força e fé”. Identifique, no texto, os motivos pelos quais ele precisa dessas três coisas.
5) O que o autor quer dizer nos versos “Um hip-hop com menos picuinha, com menos ladainha”?
6) No trecho “A vida me encarou, tirou o véu / Tirei a vida para dançar, fiz o meu papel”, o autor fala da vida como se ela fosse uma pessoa. Por que isso ocorre?
7) Qual verso ou trecho da música mais chamou a sua atenção? Justifique a sua resposta.
Clique aqui para baixar os pdfs com as atividades e o título da música para colorir!
De Prof pra Prof: ouça e leia a letra da música antes de levá-la para a sala de aula, para avaliar se ela é adequada ao seu contexto. Nesta música mesmo o artista solta um “porra nenhuma” em um dos versos.