Foco, força e fé, de Projota: atividades discursivas + arte para colorir

Talvez você lembre dessa música apenas pelo comercial do Sportv, mas a verdade é que “Foco, força e fé”, do Projota, também pode ser um ótimo texto para ler em sala de aula. Recentemente trabalhei essa música com algumas turmas de sexto ano e o retorno deles foi bem positivo!

 

 

Baixe a letra clicando aqui.

 

Abaixo, seguem 7 questões discursivas elaboradas a partir da letra da música e uma arte para colorir!

 

Foco, força e fé: atividades de interpretação

1)  Quem é o autor da música? Qual é o tema principal dela?

2) Você conhece esse artista? Já ouviu outra música dele antes?

3) Identifique e marque, na letra da música, todas as rimas e a que palavras elas estão relacionadas.

4) O autor diz, na música: “Só preciso de foco, força e fé”. Identifique, no texto, os motivos pelos quais ele precisa dessas três coisas.

5) O que o autor quer dizer nos versos “Um hip-hop com menos picuinha, com menos ladainha”?

6) No trecho “A vida me encarou, tirou o véu / Tirei a vida para dançar, fiz o meu papel”, o autor fala da vida como se ela fosse uma pessoa. Por que isso ocorre?

7) Qual verso ou trecho da música mais chamou a sua atenção? Justifique a sua resposta.

 

Clique aqui para baixar os pdfs com as atividades e o título da música para colorir!

 

De Prof pra Prof: ouça e leia a letra da música antes de levá-la para a sala de aula, para avaliar se ela é adequada ao seu contexto. Nesta música mesmo o artista solta um “porra nenhuma” em um dos versos.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Picture of Tamires de Carvalho

Tamires de Carvalho

Prof. Tamires de Carvalho ensina Língua Portuguesa e Redação na rede pública, promovendo um aprendizado lúdico e criativo alinhado à BNCC, visando tornar a educação acessível e empoderadora.