Sim, é. Pode parecer que não, pois os nossos alunos estão o tempo inteiro tecendo comentários em postagens nas redes sociais, mas será que eles realmente sabem o que estão fazendo? Bom, no mínimo, nós podemos chamar a atenção deles para alguns aspectos mais técnicos desse texto. Além disso, o gênero textual comentário pode ser um bom caminho para iniciar discussões sobre desinformação e discurso de ódio. A BNCC prevê, para as turmas de oitavo e nono anos, o desenvolvimento (ou consolidação) das seguintes habilidades:
EF89LP03: analisar textos de opinião (artigos de opinião, editoriais, cartas de leitores, comentários, posts de blog e de redes sociais, charges, memes, gifs etc.) e posicionar-se de forma crítica e fundamentada, ética e respeitosa frente a fatos e opiniões relacionados a esses textos.
EF89LP04: identificar e avaliar teses/opiniões/posicionamentos explícitos e implícitos, argumentos e contra-argumentos em textos argumentativos do campo (carta de leitor, comentário, artigo de opinião, resenha crítica etc.), posicionando-se frente à questão controversa de forma sustentada.
Eu elaborei um material para trabalhar com as minhas turmas de nono ano a partir da imagem abaixo, da série Friends.
Nesse material, incluí os tópicos simples que envolvem o gênero: a presença de um texto base, o comentário feito a partir desse texto base e a possibilidade de comentar o comentário já feito. A partir daí, nós fomos conversando sobre esse padrão e em como ele está presente na internet e fora dela. É um conteúdo que não precisa ocupar muitos tempos de aula (eu usei apenas 1), mas foi bem interessante!
Ficou interessada nessa atividade? Clique aqui e baixe o conteúdo gratuitamente! Dica: peça aos alunos para escreverem um comentário sobre a postagem, recolha as folhas e troque, para que algum colega escreva a réplica. Aproveite para discutir sobre o comportamento dos usuários das redes sociais ao comentarem postagens de pessoas que eles conhecem e das que eles nunca viram na vida!
2 respostas
Pois já usarei quinta-feira! Pelo menos a ideia da atividade…
Que ótimo, Prof!
Se postar no Instagram, marque o @nempareceaula! Vou amar ver!