Como criar círculos de leitura em sala de aula

Como criar um ambiente acolhedor e colaborativo em sala de aula, onde os alunos realmente se envolvam com a leitura? Uma das estratégias mais eficazes é a prática dos círculos de leitura. Inspirados pelo trabalho de Rildo Cosson, autor do livro Como criar círculos de leitura em sala de aula, vamos explorar como essa dinâmica pode transformar suas aulas.

Se você ainda não conhece ou quer ideias práticas para implementar essa técnica na sua rotina, este post é para você!

O que são Círculos de Leitura?

De acordo com Rildo Cosson, círculos de leitura são encontros planejados em que os participantes leem, compartilham e discutem textos literários de forma coletiva e democrática. Essa prática vai além da interpretação individual, promovendo o diálogo crítico, a troca de ideias e o letramento literário – essencial para a formação de leitores reflexivos e engajados.

Na sala de aula, os círculos de leitura quebram o formato tradicional de ensino e oferecem um espaço mais acolhedor e participativo. Organizar os alunos em pequenos grupos ou rodas incentiva cada um a expressar sua opinião, ouvir os colegas e construir sentido de forma colaborativa.

Por que implementar os círculos de leitura?

Rildo Cosson destaca que os círculos de leitura:

  1. Promovem o protagonismo dos alunos: Cada participante assume uma função no grupo, contribuindo para o andamento da leitura e da discussão.
  2. Desenvolvem o letramento literário: A prática amplia a relação dos alunos com os textos, favorecendo a análise, a reflexão e o prazer pela leitura.
  3. Fomentam o diálogo e a empatia: Ao discutir suas interpretações, os alunos aprendem a ouvir diferentes perspectivas e respeitar as opiniões dos outros.
  4. Enriquecem o ambiente escolar: Transformam a sala de aula em um espaço de troca significativa e aprendizado coletivo.

Como funciona?

No livro Como criar círculos de leitura em sala de aula, Cosson sugere que cada aluno assuma uma função específica dentro do grupo, como o “Leitor”, que lê o texto em voz alta, ou o “Questionador”, que levanta perguntas para debate. Para facilitar a aplicação, preparei cartões de função adaptados especialmente para você! Eles estão disponíveis para download gratuito no link abaixo.

Você pode começar organizando os alunos em grupos pequenos e:

  • Definir papéis claros para cada um com os cartões de função;
  • Propor leituras que dialoguem com o contexto e os interesses dos alunos;
  • Levantar questões abertas, como “Qual mensagem o autor quer transmitir?” ou “Qual parte mais te surpreendeu no texto?”;
  • Incentivar a relação entre o texto e experiências próprias ou temas atuais.

Experimente e veja os resultados!

Implementar círculos de leitura é mais do que uma técnica pedagógica – é um convite para transformar a relação dos alunos com a literatura e entre eles mesmos. Ao criar um espaço dinâmico e acolhedor, você ajudará os estudantes a se tornarem leitores críticos, criativos e participativos.

Baixe agora seus cartões de função

Clique aqui para baixar gratuitamente os cartões de função adaptados, que tornam os círculos de leitura mais atrativos e fáceis de aplicar, mesmo com alunos mais jovens.

Se você quiser conhecer mais sobre essa prática, pode adquirir o livro de Rildo Cosson na Amazon clicando aqui.

Assista ao vídeo e inspire-se!

No vídeo abaixo, compartilho como implementar os círculos de leitura na prática e algumas ideias para adaptar ao seu contexto. Dê o play e comece agora mesmo a revolucionar suas aulas de leitura!

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Picture of Tamires de Carvalho

Tamires de Carvalho

Prof. Tamires de Carvalho ensina Língua Portuguesa e Redação na rede pública, promovendo um aprendizado lúdico e criativo alinhado à BNCC, visando tornar a educação acessível e empoderadora.